No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorridas entre 8 e 21 de dezembro favoreceram a recuperação fisiológica e o desenvolvimento do feijão, aponta o relatório semanal da Emater-RS, divulgado nesta terça-feira (23).
Entretanto, as lavouras afetadas pela restrição hídrica durante as fases de formação e enchimento de grãos mantêm potencial produtivo reduzido, com menor emissão de vagens e número de grãos.
“Já as áreas em fase de colheita não foram impactadas pela diminuição das chuvas e apresentam boa qualidade, com grãos de maior calibre”, destaca o documento.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo a Emater-RS, a situação fitossanitária da cultura no estado é considerada satisfatória, com monitoramento constante de doenças e pragas e aplicações de controle sempre que necessário.
A área projetada é de 26.096 hectares, com produtividade média estimada em 1.779 kg/ha. O preço (saca de 60 quilos) aumentou 3,89%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 115,30 para R$ 119,78.
O post Chuva recupera lavouras de feijão no RS e preço aumenta 3,9%, aponta Emater apareceu primeiro em Canal Rural.